Porcelanato Técnico x Porcelanato Esmaltado



No mercado existem dois tipos de porcelanato disponíveis: o técnico e o esmaltado. Apesar de existir diferenças entre os dois, a base é a mesma massa cerâmica com processo de fabricação semelhante. Logo, podemos pensar que as características principais são bastante próximas, apresentando algumas peculiaridades, no entanto, que são próprias de cada tipo.


Porcelanato Técnico
É composto somente pela massa cerâmica que é prensada e aquecida até chegar à placa de revestimento. A coloração e a padronagem são definidas por corantes aplicados na composição da massa, garantindo uniformidade e homogeneidade às placas. Podem ser vendidos com diversos acabamentos como: polido, natural e acetinado. Possuem alta resistência mecânica e absorvem até cinco vezes menos água que o porcelanato esmaltado.

Porcelanato Esmaltado
Como o nome evidencia, recebe uma camada de esmalte após a fabricação como forma de acabamento. A massa cerâmica e o início do processo de fabricação, no entanto, não se diferencia do porcelanato técnico. As características estéticas são definidas também pelo esmalte que pode receber diversos tratamentos. A resistência e durabilidade são as mesmas do revestimento sem esmalte, porém apesar de porcelanato esmaltado ser mais resistente à manchas, ele recebe uma classificação PEI que corresponde ao índice de desgaste somente do esmalte.